Convivendo bem com as diferenças

“O mapa não é o território”: Os indivíduos agem de acordo com seu mapa pessoal do mundo. Descrições (mapas) diferentes da mesma realidade (território) têm o seu valor,dependendo do contexto em que você as aplica.O mapa não é o território,mas se ele for correto,terá uma estrutura que é similar ao território,o que explica por que os mapas são úteis.

Os indivíduos agem conforme sua visão pessoal do mundo, nós operamos por meio de mapas mentais. Por meio da nossa observação filtramos a realidade e criamos nosso próprio“mapa”dessa realidade. O mapa não é a“realidade”.Contudo,os indivíduos freqüentemente confundem seu pensamento(seu mapa)com a realidade em que ele é baseado.

Ao mesmo tempo,podemos perceber que diferentes mapas descrevendo a mesma realidade podem coexistir, porém nenhum desses mapas é igual à realidade.A utilidade de um mapa depende do contexto em que você quer aplicá-lo.Não faz sentido eu ter o mapa mundi ou o mapa rodoviário do Brasil,se eu apenas quero ir a uma cidadezinha do interior,esse mapa não terá os detalhes de que eu preciso para chegar lá.

Provérbios:"Tudo pode ser dito por qualquer pessoa.Toda reflexão suscita um mundo"."O que dizemos, a menos que estejamos mentindo,reflete o que vivemos,e não o que acontece da perspectiva do observador independente".

Conclusão: Quando a sua opinião é diferente da opinião do seu colega, pelo menos demonstre respeito por essa diferença.No momento que você percebe que o mapa não é o território,isso se tornará muito fácil.Essa postura lhe da liberdade para fazer perguntas,para que você aprenda a entender o ponto de vista do outro.Dessa forma,ao comparar diferenças,você encontrará uma perspectiva que combine o melhor dos dois mundos.

Fonte: Manual de Inteligência Emocional - Psicologia/Educação e Pedagogia. Curso Intensivo com exercícios práticos. Denis Bridoux, Patrick E. Merlevede e Ruby Vandamme. Editora Madras.

Nenhum comentário: