Vida a dois


Hoje em dia, por causa do estresse e da vida agitada, as pessoas estão se distanciando da ternura, da gentileza e do carinho. Difícil lidar com o engarrafamento, o ônibus lotado e as frustrações do dia-a-dia. Descontrole emocional, mau-humor e a impaciência afetam a convivência a dois. A responsabilidade é da rotina. Da falta de dinheiro. Do dia-a-dia. Do cansaço. São interferências que podem facilitar o pessimismo, mas é preciso compreensão e maturidade psíquica. Sensibilidade para viver o amor. Reaquecê-lo. Nutri-lo. Um gesto de carinho enternece e atrai boas energias que podem amenizar uma crise e restabelecer a harmonia do casal.
O carinho e a ternura colaboram para um relacionamento a dois mais pleno e feliz. A rispidez, a impaciência, a dificuldade para ouvir o outro são lugar comum em alguns relacionamentos. A mulher consegue demonstrar mais carinho e gentileza. Os homens, alguns ainda com o rancho do machismo, são extremamente rudes com suas companheiras. E, muitas vezes, agem assim, sem perceber. Uma atitude que tende a aumentar com o hábito e a rotina. Gestos simples e delicados não fazem parte do vocabulário do amor.
Se você anda muito mal humorado e grosseiro ultimamente por um período de tempo mais ou menos longo, pode ser um sintoma de distimia. A distimia é um distúrbio do humor que difere da depressão. Impede que a pessoa desfrute da vida com mais prazer. Deve ser tratada porque pode se tornar crônica. Mau humor crônico que afasta as pessoas. A pessoa trabalha, estuda, mas não consegue extrair prazer da vida. Está sempre irritada e nervosa.
Quem não ouve a si mesmo não consegue ouvir o outro. A gente se envolve na emoção do estresse e corpo sofre! Mais fácil descarregar na pessoa amada o dia difícil, o salário insatisfatório, os sonhos frustrados do que ser mais humilde e sensível. São nossas emoções descontroladas que prejudicam nossa vida. E, nem tanto, as dificuldades, mas a forma como lidamos com as frustrações.
O carinho é a linguagem do seu coração. A expressão da sua essência mais natural e verdadeira. Ele influencia o outro, acalma e nutre o relacionamento. Pode até evitar uma briga. Apaziguar os ânimos. O carinho é cumplicidade. São gestos muito comuns no início de um relacionamento amoroso, mas nem sempre freqüentes nos relacionamentos mais antigos.
A gente se acostuma com a pessoa amada. É o mesmo que se acostumar com um móvel da sala. Ele está lá e pronto. A emoção da compra do móvel já viajou para longe. Agora, o objeto está apenas lá. Não desperta mais nenhuma emoção positiva. Ninguém se lembra quem ofereceu o presente. Ninguém se lembra do sentimento envolvido quando ganhou o objeto. A vida nos presenteia com um amor, mas a gente não se dá conta disso. Precisamos ter uma couraça forte para evitar o medo da perda. Ser carinhoso, sensível ou amoroso pode sinalizar vulnerabilidade.
"A mulher pode se aproveitar dessa gentileza. Raramente elogio minha mulher. Sou o que sou! Se for muito carinhoso ela vai se aproveitar!", afirmou com certo orgulho um homem casado de 46 anos durante uma consulta com a psicóloga Sandra Cecília.
A ternura não é tudo, mas pode ser o início de tudo. Pode clarear o relacionamento como o sol reaparecendo depois de um dia cinzento.
Evite a aspereza no seu relacionamento amoroso. Reavalie seus gestos, suas atitudes. Uma voz elevada e grosseira irrita e afasta. Um carinho no rosto, um beijo terno pode reaquecer a paixão. Se o outro falar mais alto se acalme. Não revide no mesmo tom. Abaixe o tom de voz. Seja mais ameno. Não é ser subserviente, mas ser generoso e otimista. O otimismo dentro de um relacionamento atrai gestos ternos e carinhosos.
Saiba diferenciar uma atitude de carinho genuína de um comportamento apenas formal. Apenas para impressionar os amigos ou a família. Seja assertivo! Se não consegue mais ser carinhoso com a pessoa amada reflita a respeito. Discutir a relação pode ser penoso, mas às vezes, é necessário. Encarar os medos e as fases críticas do seu relacionamento.
Você tem dificuldade de ser amoroso com as pessoas ou com a família? Ou com a pessoa amada? Por que será? Tem receio de ser piegas? Medo de sofrer? Abandone o medo de sofrer por amor! Abandone a insegurança e o medo de viver em plenitude! Eleve seu padrão vibratório com pensamentos mais amenos. Leveza é saúde mental! Não deixe que os problemas do dia-a-dia o transformem num autômato. Gestos de ternura também seduzem. Atraem o beijo e a proximidade amorosa. Sente-se inibido? Comece com um sorriso! O sorriso abre as portas da amizade e do amor. Refletem o bom humor.
Difícil conviver com a má vontade do outro. Enfrentar um dia difícil com pessoas mal humoradas e irritáveis. Não se pode xingar o chefe ranzinza. É mais fácil descarregar a raiva do chefe no esposo ou esposa. Precisamos mais de C.E.T.: controle emocional e tolerância. Tolerância para enfrentar o mundo imperfeito, o descaso, a falta de pontualidade, a pressa e a confusão.
Atitudes carinhosas e gentis sempre vão atrair coisas boas na sua vida, mas tem que vir de dentro do seu coração. Um coração cheio de amor sabe como se expressar de forma terna.
Anda triste e com medo de amar? Medo de expressar seus sentimentos? Uma boa terapia é começar amando a si mesmo. Ficará mais fácil a disposição de um gestual mais carinhoso. Cuide de você e das suas emoções. Fique de olho em suas reações quando as coisas não vão como você se deseja. Irritabilidade atrai pessoas nervosas, difíceis e de baixo padrão vibratório. Ouvi uma frase na televisão: gentileza gera gentileza.
Beije e abrace! Se, a pessoa amada, mesmo assim se fechar em copas, está na hora de repensar a relação!
"Um pouco de luz nessa vida! Um pouco de luz em você!" (trecho da música "Clarear", do Roupa Nova)
Frase positiva: "Eu sou amoroso e terno. Atraio amor, amizade e prosperidade!"
Seja feliz!
Texto de Sandra Cecília - psicóloga

Nenhum comentário: