FLEXIBILIDADE - A ARTE DE VIVER

(Aprendendo a Esfriar a Fervura das Emoções)

Na vida, as coisas são como têm de ser. Nem sempre acontece o que se quer.

Tudo é possível, dentro da relatividade das possibilidades e das percepções. O que comove um, pode irritar outro.

As coisas da vida são como o rabo de um jumento: balançam para lá e para cá...

Quem é radical na postura - filosófica, religiosa, humana ou espiritual -, dança feio nas pistas da relatividade.

Na natureza, nada é fixo; tudo vibra, tudo muda. A única coisa imutável é a lei cósmica de que tudo muda.

A flexibilidade é a grande firmeza, como ensinavam os antigos sábios taoístas. Por isso, o bambu novinho não quebra contra o vento: ele é flexível. Já o bambu velho é ressecado e duro; contra o vento, quebra facilmente.

Os antigos iniciados celtas também ensinavam algo parecido e usavam, como exemplo didático, o instinto da tarântula, quando tecia sua teia. Essa aranha - uma das mais venenosas dentre os aracnídeos -, prende as pontas de sua teia em pequenas plantas ou em ramos flexíveis. Dessa forma, quando o vento sopra contra, sua teia não se rompe, pois sua base não é rígida. A teia até balança muito, em conseqüência do movimento dos ramos onde está baseada, mas não quebra. Na flexibilidade de suas bases, está a firmeza!

Logo, quem é rígido nas coisas da vida corre o risco de quebrar feio. Como diz o ditado popular: "Nunca diga nunca!"

Não leve as coisas para o lado pessoal, nem dramatize o que acontece. Certos eventos rolam por causa da relatividade das possibilidades. Tudo é possível. Por isso, abra a mente.

Agora, faz calor; mais tarde, ventará; e depois, virá a chuva. Isso não tem nada a ver com você, é só o jeito da natureza e seus ciclos vitais. Com você presente ou não, o mundo continuará girando sem parar... Quer você ria ou chore, a natureza é do jeito dela! Então, de que adianta se agitar e reclamar porque o tempo não está como você quer?

E, dentro de você mesmo, não é assim também?

Tem hora em que você está bem quente, irritadão. Em outros momentos, frio, desinteressado. E, às vezes, chove torrencialmente em seus olhos - choro. Preste atenção: a natureza não tem nada contra você. Se toque: você não é vítima de coisa alguma.

Quando o vento vier, seja como o bambu novinho: balance, mas não caia! Quebrar, para quê?

E, quando tecer os pensamentos e intenções em sua mente, que suas bases sejam flexíveis.

Agora faz calor; mais tarde, ventará; e depois virá a chuva. Da mesma forma, agora é primavera; em breve virá o calor do verão; depois, o outono refrescará a atmosfera; e, finalmente, o frio chegará com o inverno. E tudo o que nasce, vive e cresce, fenecerá no fim do ciclo... E viverá além, em outros ciclos astrais, sempre seguindo...

A natureza é o que ela é! Quer você ria ou chore, tudo passa...

E, da próxima vez que o vento da vida vier de frente com você, qual será sua reação? Bambu velho e rígido? Ou bambu novinho e flexível? Tecedeira com bases fixas? Ou a sabedoria da tarântula nas bases flexíveis?

Se ligue: nada de tempestade em copo d'água! Dê um tempo na agitação e na sua irritabilidade. Esfrie essa fervura!

Se ligue: pode ser que haja ventania vindo por aí... ou não! Quem sabe?

Texto de Wagner Borges

Nenhum comentário: