Treinando o PERDOAR

 
Perdoar é um ato amoroso que começa em nós mesmos e demanda muita reflexão e autoconhecimento. Daí pode-se voar para uma vida mais saudável – pois o perdão ajuda a barrar uma série de doenças – e surge uma deliciosa e perene sensação de paz.

Uma técnica havaiana, chamada oponopono, que significa “amar a si mesmo”, prega a cura interior antes de trabalhar o que está fora. Em outras palavras: à medida que você se cuida, seu mundo se modifica para melhor. Segundo o escritor e arquiteto Carlos Solano, essa técnica, usada para fazer prosperar a condição da casa, também pode ser adotada em prol dos relacionamentos amorosos, familiares e profissionais.
 
“Eu sinto muito, eu te amo” é um dos mantras do oponopono, uma amorosa forma de dizer perdão. Acho que o fato de perdoar, seja um acontecimento, seja uma pessoa, afeta a estrutura inteira de sua vida. Tanto faz escolher perdoar-se primeiro ou a outra pessoa. O que conta é entrar na freqüência do perdão, que libera o peso do passado e abre caminhos.

Perdoar, afinal, não remete apenas ao outro, mas, primeiro, a si mesmo. E isso, acredite, faz um bem danado: para a saúde do corpo, para o bem-estar da alma, para os relacionamentos e é uma habilidade que pode ser aprendida e praticada por qualquer um por meio dos mantras do oponopono ou até por exercícios de autoanálise.

Essa segunda possibilidade é proposta pelo psicólogo americano Fred Luskin, que fez do perdão seu objeto de estudo.

Luskin é diretor do Projeto do Perdão da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e pesquisa isso há décadas.

O tema é abordado em sua mais recente obra, Aprenda a Perdoar e Tenha um Relacionamento Feliz (ed. Ediouro).

O bem que faz para a saúde.
Segundo o especialista Fred Luskin, perdoar ajuda a barrar o desenvolvimento de problemas cardíacos e reduz os índices de câncer e outras doenças ligadas aos sentimentos negativos. Além disso, traz o delicioso sentimento de paz.

“Paz na mente, no corpo e no espírito. Há um grande alívio por não precisar guardar mais ressentimentos, rancores e mágoas. No início da prática, a paz surge em pequenas ondas, mas, com o tempo, vai tornando a pessoa mais forte, mais calma e capaz de enfrentar outras dificuldades”, afirma.

Para o teólogo Francisco Catão, escritor e professor de teologia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), existem duas categorias de pessoas quando o assunto é perdoar: as que entendem o perdão e as que não entendem.

“Essa atitude é a caixa-preta da paz”, afirma.

E, assim como as teorias de Luskin e a técnica havaiana do oponopono, o teólogo Catão acredita que o ato de perdoar possibilita um grande aprendizado – sobre o outro e sobre si próprio – e coloca as relações humanas em outro patamar:

“É o nível do amor, o que falta na humanidade hoje”, finaliza. 
Então, que tal começar o ano treinando o perdoar?
 
Quem mais ganha com isso é você!!!

Fonte: Revista Bons Fluidos

Terapia do PERDÃO

A maioria das dificuldades que enfrentamos diariamente vêm em decorrência da falta do perdão. Seja o perdão a outras pessoas ou o perdão a nós mesmos. Isso nos afeta mais do que podemos imaginar. Ainda há duas fortes crenças que são fontes de grande sofrimento e escravidão emocional sobre toda a Terra: a Culpa e o Medo.

A crença no pecado nos fez ter falsas idéias de que somos naturalmente pecadores e, portanto, culpados. A culpa e o erro pedem punição e por isso passamos vidas inteiras nos punindo por algo que já poderia estar superado se, simplesmente, nos perdoássemos.

O arrependimento traz aprendizado, mas a culpa, não leva a lugar nenhum!

Muitos relacionamentos são curados com o perdão. Se nossas feridas ainda dóem é porque não houve perdão. E elas vão continuar ali para nos dizer o que precisa ser curado em nós até que tomemos uma atitude.

Quando estamos ligados a alguém pela mágoa e ressentimento nos amarramos a esta pessoa/problema enquanto a mágoa existir. Ficamos como que enrolados numa teia ligadas a milhares de outras pessoas. O perdão finalmente nos liberta e nos cura.

Quando vamos iniciar uma Terapia do Perdão, começam a surgir algumas dúvidas. Alguns acreditam que não podem mais ser perdoados ou perdoar alguém pois, a pessoa envolvida já faleceu ou não há mais contato, por alguma razão. Entretanto, a simples intenção de perdoar ou de ser perdoado já é suficiente para que a Cura aconteça.

As outras partes envolvidas não precisam saber que você está fazendo este processo de cura. Claro que, se você tiver a possibilidade de esclarecer diretamente com a pessoa, melhor, mas nem sempre isso é possível. 
O importante é que o Perdão esteja presente e claro em seu coração, em sua consciência.
(texto de Thais Brame)

 

Oração do Perdão
(canalizada pela terapeuta holística Roberta Dias)

“Vou dedicar agora alguns momentos para Perdoar.
Perdôo de todo o meu coração todas as pessoas que me prejudicaram, me fizeram mal, me magoaram, me ofenderam, me enganaram, me rejeitaram, me julgaram, me maltrataram. 

Liberto todas as pessoas de todos Elos que nos prendem uns aos outros, impedindo que sejamos felizes.
Liberto do meu coração todos os sofrimentos gerados por essas situações.

Perdôo assim, todas as pessoas que me ofenderam e as liberto de minha vida.
Neste momento declaro que todas as dívidas que têm para comigo estão quitadas.

Em especial, perdôo a (fulano(a)) por todo o mal que me causou.
Pois, sei que agiu assim por ignorância e porque assim como eu, também está aprendendo com a vida.
Fulano(a), eu te perdôo de todo o meu coração por todo o mal que me causou.
Também, peço-te Perdão por tudo o que te causei. Perdão, perdão, perdão.

Peço também perdão a todas as pessoas que um dia ofendi, prejudiquei, magoei, julguei ou maltratei pois, quando o fiz, não sabia como fazer melhor.
Mas hoje sei do mal que fiz mas, tenho consciência de que meus créditos acumulados pelas coisas boas que fiz são maiores do que os débitos que tenho com o Universo.
Por isso, neste momento, me perdoo profundamente e de todo o meu coração.
Sou completamente livre e perdoada!

Estamos todos livres pelo Perdão.

Estamos todos livres e perdoados, livres e perdoados, livres e perdoados.
Podemos seguir nossos caminhos sem dor ou peso. Estamos leves e livres.

EU SOU LIVRE, EU SOU LIVRE, EU SOU LIVRE!”

É importante iniciar este processo, fazendo a oração todos os dias, principalmente antes de dormir. Você pode acelerar este processo direcionando o perdão a determinadas pessoas várias vezes ao dia. 
Podemos extender o perdão a várias pessoas, mencionando os seus nomes ou fazendo a cada uma de cada vez durante o período de 21 dias. Neste período se fecha um ciclo de limpeza e então, podemos iniciar outro.

Dicas de como perdoar...

Perdoar não é uma tarefa fácil para quem perdoa ou para quem precisa pedir perdão. É preciso se arrepender para entender o sentido deste ato ou então para aceitar o pedido de desculpa é preciso superar a mágoa. Confira abaixo dicas de como perdoar e comece um 2012 com a alma leve e o coração feliz! ;)

Passos

1- Datas especiais são ótimas oportunidades para perdoar e fazer as pazes;
2- Permita-se a sofrer. Sabemos o quanto é difícil ser magoado por alguém que gostamos, mas é preciso lutar contra a raiva;
3- Não diga o que vier à cabeça. Ao pronunciarmos palavras por impulso, temos grandes chances de nos arrependermos depois;
4- O tempo é sempre o melhor remédio. Afinal, dependendo da intensidade da ofensa é mais difícil superar;
5- Entenda que ninguém é perfeito e que você pode se surpreender com alguma atitude. Mas, tente se colocar no lugar da pessoa: às vezes ela pode ter passado por algum problema;
6- Dê uma segunda chance, avalie o relacionamento e lembre se este foi um dos poucos momentos de mal-estar que ocorreu;
7- A reaproximação é o instante mais importante. Esclareça os fatos para que este mal entendido não aconteça novamente.

Importante

As atitudes essenciais para qualquer reconciliação são: ouvir, de coração aberto, quem nos magoou e admitir os próprios erros. Perdoar é uma prova de que realmente não estamos mais magoados e que temos um bom sentimento pela pessoa que nos magoou.

Fonte: Bem Simples

Errar é humano, perdoar é divino», escreveu o poeta Alexander Pope. «Vire-se para a sua espiritual idade ou fé», sugere Mau­reen Burns.